terça-feira, 14 de junho de 2022

INTRODUÇÃO

Esse Blog tem como objetivo agrupar o conteúdo pesquisado pelos alunos Emílio Carlos, Flávia Espadaro, Fernanda Dias e Natalia Oliveira para fácil acesso dos visitantes. 


Vídeo de introdução

Fonte: Própria

1) Princípios para a criação do blog:

1.1) Facilidade: A criação da aparência do blog busca a simplicidade pelo fato de procurar ter semelhanças com um livro real, o conteúdo aqui agregado está disponibilizado em uma única página com o objetivo de ter seu acesso simplificado para os visitantes. Possibilitando que pessoas com mais dificuldade em utilizar a tecnologia possam usufruir das informações disponíveis dentro do blog.

1.2) Portabilidade: Automaticamente o acesso ao blog por meio da plataforma Blogger vai se adaptar ao dispositivo utilizado, permitindo que a experiência seja praticamente idêntica independente da forma com que o usuário acessar o espaço. 

1.3) Informação dinâmica: A informação disponibilizada no blog busca ser didática porém ainda sim, uma leitura leve, permitindo que seja consumida rapidamente em locais como ônibus, metrô ou durante o decorrer do dia do leitor. 

1.4) Segurança: Para os depoimentos, aqueles que solicitaram, puderam informar nomes diferentes de seu nome real. Alguns dos entrevistados que disponibilizaram depoimentos na plataforma preferiram manter o anonimato. 

1.5) Respeito: As informações apresentadas no blog buscam apresentar fatos de forma direta, visando não ferir opiniões, qualquer feedback é bem-vindo nos comentários. As fotos e vídeos depositados nesse site são fotos de autoria própria do grupo e de amigos dos membros que permitiram seu uso, sendo assim, não devem ser retiradas do blog para uso sem permissão. 

2) Sumário:


1) Depoimentos 
2) História 
3) Como chegar? 
4) Lendas locais
5) Revitalizações
6) Fotos e conclusão


3) Alvo do estudo


O blog foi criado exclusivamente com o intuito de falar a respeito da Capela Nossa senhora dos aflitos, diponibilizando dados coletados na internet e em campo pelos componentes do grupo. 

As informações aqui apresentadas foram retiradas das seguintes fontes: 

REDAÇÃO RBA. Atividades na região central de São Paulo buscam lembrar o ‘santo dos excluídos’. 2021. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2021/09/santo-excluidos-chaguinhas-capela-dos-aflitos/. Acesso em: 08 jun. 2022. 

GUIA NEGRO. Página Inicial » Cidadania » Após 200 anos, Chaguinhas vive pelo clamor popular, mas segue esquecido pelo poder público. 2021. Disponível em: https://catracalivre.com.br/cidadania/200-anos-chaguinhas/. Acesso em: 08 jun. 2022. 

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO. Igreja Nossa Senhora dos Aflitos. Disponível em: https://arquisp.org.br/regiaose/paroquias/mosteiros-igrejas-historicas-oratorios-da-regiao-se/igreja-nossa-senhora-dos-aflitos. Acesso em: 08 jun. 2022. 

Além de pesquisa de campo.

Desejamos a todos uma ótima leitura! 

1) DEPOIMENTOS

Depoimentos coletados pelos membros do grupo com pessoas próximas da localização e conhecidos. 

Depoimento João Tavares (Primo do Emílio):

Depoimento Ênio Guerra (Pai da flávia):

Depoimento Otávio Santos: 

Depoimento Alexandre Silveira: 


Depoimento Maria do Carmo (Avó da Fernanda): 


Depoimento Maurício Reis: 


Agradecemos a todos por terem tirado um tempo para gravar os depoimentos :)

 2) HISTÓRIA


Título: Logo do grupo
Fonte: própria


Quando falamos do bairro da liberdade logo lembramos dos restaurantes com comida japonesa e a famosa passarela iluminada no estilo oriental, mas pouco se sabe que a origem do nome do bairro remete a lutas da população negra contra a escravidão.


O cemitério dos aflitos, onde eram enterrados negros que sofriam perseguição do regime escravista foi construída em 1775 e no dia 27 de junho de 1779 surgiu a Capela Nossa Senhora dos Aflitos.


Lá está enterrado o cabo negro Francisco José Chagas, responsável por liderar uma revolta que clamava pelo aumento de salário. Ele foi condenado a morte e no dia 20 de setembro, porém houveram três tentativas de enforcamento que falharam, assim que a corda arrebentou a multidão gritou "liberdade" dando origem assim ao nome do bairro. Infelizmente Chaguas foi morto a pauladas após o conhecido milagre.


Atualmente a capela é um dos pontos que mais remete ao passado no bairro, é perceptível o contraste entre o passado x presente, a fachada do edifício teve suas características bases preservada, sendo assim, é fácil perceber que se trata de uma construção mais antiga e que já estava no bairro, muito antes dos postes.
Título: Fachada

Fonte: Própria

3) COMO CHEGAR?


A capela fica localizada na Rua dos Aflitos, 70 - Traves. Rua dos Estudantes - alt. nº 52 - Liberdade, São Paulo.


Para chegar lá via metrô basta descer no metrô Japão Liberdade na linha azul, sair na direção leste na Praça da Liberdade em direção a R. Galvão Bueno, continuar pela Rua dos Estudantes e virar a direita na Rua dos Aflitos.


Mapa demonstrando o percurso:
Título: Mapa

Fonte: Google Maps

5) REVITALIZAÇÕES


Placas de Sinalização

Tendo a necessidade de se reconstruir a memória da cidade, o Bairro da Liberdade ganhou placas de sinalização histórico-cultural, que foram instaladas na Praça da Liberdade. O intuito é destacar os roteiros que contam histórias e culturas negras que percorrem o bairro, ressignificando o espaço.
As placas foram promovidas por ação publica e particular, da Prefeitura do Estado de São Paulo e da SampaPé, ambas trouxeram sinalizações que relembram o passado do local. O Largo da Forca, local onde aconteciam as execuções em praça pública; O Pelourinho, poste de madeira em que os escravizados eram torturados em praça pública, na Praça Sete de Setembro, ao lado do Fórum João Mendes.

Placas de Sinalização instalados pela SampaPé, Fonte: SampaPé


Placas de Sinalização instalados pela Prefeitura da Cidade de São Paulo.




4) LENDAS LOCAIS  


Uma das características mais interessantes a respeito da Capela dos aflitos é sua capacidade de manter o imaginário e a crença coletiva caminhando lado a lado.


Mesmo na atualidade é comum que diversas pessoas vão até a Capela dos Aflitos, com algum tipo de pedido em mente para o santo Chaguinhas. Basicamente a crença é que se o visitante bater um total de três vezes na porta de madeira onde elas pedem por milagres, o santo atendera o seu pedido. É possível observar o número de pedidos colocados na porta com papéis e os vasos de flor abaixo que muitas vezes são pessoas pagando as promessas que se realizaram, um dos fatores que mantém a crença viva.


Outro interessante ponto a se ressaltar sobre o folclore local são algumas lendas que repercutem por lá. Uma dessas lendas é que segundo alguns moradores o santo Chaguinhas vagueia pela bairro inconformado com o seu destino, como uma aparição fantasmagórica, descrita com as características do próprio Chaguinhas, a aparição, de acordo com a lenda, caminha incapaz de aceitar que morreu de tal forma, como um espírito entristecido e carregado de revolta.


Tais lendas, apesar de não muito divulgadas, ajudam na construção do ambiente místico ao redor da capela, que com sua aparência antiga, levanta muitos rumores para os mais crentes no sobrenatural e mantém o interessa na construção vivo.
Título: Pintura de Chaguinhas

Fonte: Própria

6) FOTOS E CONCLUSÃO                                                        

Registros de visitantes que foram até a capela e tiraram fotografias, essas fotos tem o objetivo de auxiliar o visitante a conhecer um pouco mais sobre o espaço.



Título: Fachada da capela 

A Fachada da capela talvez seja sua característica mais distinta, seu exterior remete a uma época mais simples, é possível observar as marcas do tempo e também identificar as medidas tomadas nos dias de hoje para lidar com a pandemia, assim como manter o local protegido.



 

Título: Fachada e características gerais

Localizada na Rua dos Aflitos, 70 - Traves. Rua dos estudantes - alt. nº 52 - Liberdade, São Paulo, a capela demonstra em seu exterior o contraste com as construções mais novas, os postes de luz com temática japonesa, uma das características mais marcantes da liberdade, iluminam o caminho até a igreja que se localiza ao fim da rua.


Título: Interior da capela

Com um estilo rústico de época muito bem preservado, o interior da capela possuí bancos suficientes para que os fiéis sintam-se confortáveis para realizar suas orações. É notável que o interior da capela sofre manutenção para manter suas características intactas. 


Título: Altar e imagens 

A disposição de imagens localizadas nos altares presentes da igreja remete a uma época mais simples, as estátuas ficam em um ambiente mais afastado. É notável também a presença de um extintor de incêndio para casos de emergência. 


Título: Pintura de Chaguinhas 

A pintura localizada no interior da capela representa Chaguinhas, cabo negro que foi enforcado no Largo da Forca e enterrado no local, sendo considerado por muitos um santo. Vale ressaltar que na pintura Chaguinhas foi "embranquecido" fato que gera discussões mesmo nos dias atuais.



Título: Mezanino da capela 

No interior da capela é possível observar a presença de um pequeno Mezanino, o espaço utilizado também se encontra em condições satisfatórias e auxilia na construção da boa iluminação do ambiente. 


Título: Fé 

Muitos fiéis utilizam um dos acessos mais antigos da capela para deixar pedidos de milagre ao santo Chaguinhas e pagar promessas deixando flores. A demonstração de fé é uma das principais características que mantém viva as crenças das pessoas e o interesse pelo local. Vale ressaltar que para que os pedidos de milagre sejam atendidos, os fiéis devem bater 3 vezes na porta de madeira.



Título: Velas

É comum que fiéis deixem velas acesas no espaço exterior ao lado do acesso a capela, essas velas muitas vezes são acesas como forma de pagar promessas para Chaguinhas ou de prestar tributo aos entes queridos que já se foram.


CONCLUSÃO 


Após a realização da pesquisa o grupo concluí a apresentação dos dados ressaltando a importância da edificação para o bairro. Na atualidade pouquíssimas pessoas conhecem a Capela dos Aflitos, os entrevistados que tinham conhecimento a respeito da capela foram significativamente difíceis de encontrar, muitas pessoas que inclusive frequentam a Liberdade jamais tinham ouvido falar da Capela, porém, ao ser entrevistadas e ouvirem a respeito acharam a história interessante e aprenderam um pouco mais a respeito do bairro, a Liberdade é muito mais complexa do que as pessoas imaginam, o símbolo de resistência por trás do nome do bairro e a imagem que o bairro sustenta são obra de sua história, sendo assim, a Capela nossa senhora dos Aflitos, estando presente, ajuda o visitante a conhecer um pouco mais do que seus olhos podem ver, tendo acesso ao passado, agora no presente e pensando, para a construção de um futuro com mais igualdade, união e respeito. Obrigado pela leitura!


ATÉ A PRÓXIMA!




INTRODUÇÃO

Esse Blog tem como objetivo agrupar o conteúdo pesquisado pelos alunos Emílio Carlos, Flávia Espadaro, Fernanda Dias e Natalia Oliveira para...